Estuda, sem pensar. O capital precisa de ti!

sábado, 27 de janeiro de 2007

A Máquina do Mundo


"Vês aqui a grande máquina do Mundo,

Etérea e elemental, que fabricada

Assi foi do Saber, alto e profundo,

Que é sem princípio e meta limitada.

Quem cerca em derredor este rotundo

Globo e sua superfície tão limitada,

É Deus; mas o que é Deus, ninguém o entende,

Que a tanto o engenho humano não se estende."


Para Camões, os Portugueses alcançam o patamar de deuses, mesmo assim, não conseguem suplantar o Deus Cristão, pois foi este que criou... a Máquina do Mundo...

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Mestizaje by Ska-P

Negro africano, asiático oriental, indio americano, africano musulmán
Blanco europeo, aborigen australiano, cinco continentes en un mismo corazón

MULTIRACIAL, MULTICULTURAL, MULTIRACIAL, MULTICULTURAL

Desde Filipinas a América Central, desde el Polo Norte hasta Madagascar
Este puto mundo no es de nadie y es de todos, cinco continentes en un mismo corazón

MULTIRACIAL, MULTICULTURAL, MULTIRACIAL, MULTICULTURAL

No fronteras, no banderas, no a la autoridad !
No riqueza, no pobreza, no desigualdad !
Rompamos la utopía, dejemos de soñar, arriba el mestizaje, convivir en colectividad

GRITARÉ QUE ARDAN LAS BANDERAS POR LA FRATERNIDAD
QUE CAIGA EL PATRIOTISMO Y LA HOSTILIDAD RACIAL
CULTURA POPULAR...

Ay, ay, ay, la justicia dónde está, crucificada en los altares del capital
Ay, ay, ay, la justicia dónde está

Ni tu residencia, ni el credo, ni el color, ninguna diferencia te hace superior
Estúpido racista, deserción del ser humano, cinco continentes en un mismo corazón

MULTIRACIAL, MULTICULTURAL, MULTIRACIAL, MULTICULTURAL

No fronteras, no banderas, no a la autoridad
No riqueza, no pobreza, no desigualdad
Rompamos la utopía, dejemos de soñar, arriba el mestizaje, convivir en colectividad

GRITARÉ QUE ARDAN LAS BANDERAS POR LA FRATERNIDAD
QUE CAIGA EL PATRIOTISMO Y LA HOSTILIDAD RACIAL
CULTURA POPULAR...

Ay, ay, ay, la justicia dónde está, crucificada en los altares del capital
Ay, ay, ay, la justicia dónde está

Rompamos la utopía, dejemos de soñar, arriba el mestizaje, convivir en colectividad

GRITARÉ QUE ARDAN LAS BANDERAS POR LA FRATERNIDAD
QUE CAIGA EL PATRIOTISMO Y LA HOSTILIDAD RACIAL
CULTURA POPULAR...

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Sabiam que..

Segundo o Direito de Resistência da Constituição da República (Art.21),
"Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública."

The Progenitor


U-Roy, nascido em Kingston com o nome de Ewart Beckford no ano de 1942, é uma das maiores personalidades do reggae, aclamado como um dos criadores de todo um género musical, o estilo DJ.

Ele trabalhava como DJ em sound-systems, equipas de som que animam festas populares com inusitadas performances e intervenções precisas sobre a base rítmica das músicas. No final dos anos 60, Daddy U-Roy foi o primeiro a registrar em estúdio o que fazia ao vivo e o resultado foi um sucesso avassalador. O canto falado dos DJs tornou-se, ao longo dos anos, uma marca registrada do reggae.

Mostramos aqui uma entrevista feita em Amesterdão, concedida a uma revista brasileira, a Distant Drums. Nuff respect ! ! !


D.D. - Começaste como DJ de um sound-system no começo dos anos 60. Como é que entraste nisso?
U-Roy - Bom, eu ia para a escola, quando era puto, e tinha um amigo dono de um sound-system, chamado Doctor Dickies. Eu pedia à minha avó, porque cresci com ela, para poder ir para lá. Algumas vezes ela dizia-me que sim, outras vezes dizia que não, “Vai e estuda as tuas lições!”. Mas eu gostava muito do sound-system e amava a música, porque era o meu jogo favorito. Eu não jogava futebol, nem cricket, nem nada. E algumas vezes ela dizia 'não podes ir', mas eu saia discretamente.


D.D. - Nessa época que música ouvias?
U-Roy -Havia muita música americana naquele tempo, não havia muita música feita na Jamaica. Na rádio, eu ouvia James Brown e Sam Cooke. Os donos de sound-systems iam para os Estados Unidos e compravam alguns discos, para competirem com outros sound-systems. Então eles traziam essa música. Naquele tempo os discos eram 78 RPM.


D.D. - Como é que foste trabalhar com o produtor Duke Reid no final dos anos 60?
U-Roy - Eu fui ver o Duke para falar de negócios. Fui para o seu estúdio e fizemos 'Wake the town and tell the people' e 'This station rules the nation with version'. Eu ouvi as duas na rádio, mas, podes acreditar, eu não tinha ideia de que essas canções pudessem ir a algum lugar, porque a música dos Djs não era nada divulgada. E então as duas chegaram ao número um e dois do top jamaicano. Nessa altura eu disse 'O QUÊ!', não acreditava. Nas duas maiores estações da Jamaica, elas ficaram por algumas semanas [12]. E eu fiz 'Wear you to the ball'. 'Wake the town' estava em segundo, 'Rules the nation' em terceiro e… 'Wear you to the ball' era primeiro. Eu tive os três primeiros Iugares por doze semanas nas duas estações! Até então eu não tinha a noção que aquela música se iria tornar tão popular. Agora, eu não acho que se pode parar a música dos DJs. Porque todos os dias aparecem jovens DJs em todos os países do mundo. Eu fico contente por isso, faz-me sentir como se o que eu estou a fazer não é uma coisa estúpida. Eu não acho que tanta gente poderia estar a fazer algo estúpido. Eu sinto-me realmente bem com isso.


D.D. - Como é que te envolveste com Lee Perry?
U-Roy - Eu conhecia essas pessoas, Bunny Lee e Lee Perry. Eles ficavam por ali, levavam música para o estúdio de King Tubby e coisas assim. Fomos para o estúdio e fiz 'Earth's Rightful Ruler', que não foi muito longe. Mas foi um começo para mim nos negócios. Eu estava feliz por isso.


D.D. - Como “descolou” a tua carreira?
U-Roy - Eu fazia canções especiais para diferentes sounds-systems. Foi como eu comecei a ficar popular. Alguém podia vir a um baile e ouvir-me. E então ia ter com o King Tubby para ver se podia fazer algo especial para ele. O King Tubby tinha um pequeno estúdio, mas estamos a falar de um homem versátil, uma pessoa com um estúdio pequeno, mas divertido.


D.D. - Tu também trabalhaste com Tony Robinson no estúdio TR Groovemaster?
U-Roy - Sim, fiz alguns álbuns para ele, enquanto estávamos a trabalhar com a Virgin, com 'Small Axe'. Também trabalhámos com os Gladiators naquele tempo. Prince Tony tinha uma loja e um estúdio na Slipe Road, Kingston.


D.D. - Qual foi teu sound-system favorito?
U-Roy – O meu favorito era o KingTubbys. Era o melhor. O mais poderoso sound system, sempre a partir tudo.


D.D. - Esta tarde nós escutámos a tua versão para 'Soul Rebel'. Como foi gravar com Bob?
U-Roy - Quando eu comecei a gravar, o Bob chamou-me. Eu, ele e Peter fomos para o estúdio na South Parade, Randy's Studio, e fizemos 'Trenchtown Rock', que chamámos de 'Kingston 12 Shuffle'. Eu cresci na mesma área de Bob e Peter. A gente conhecia-se desde jovem.


D.D. - O que te lembras de Bob Marley ?
U-Roy - Oooh, esse homem era bem versátil. Ele simplesmente se sentaria aqui, olharia para algo e ... (bate uma palma) era música. Era assim aquele homem. Ele simplesmente se sentava aqui. Tudo, ele via tudo. Ele via esta mala e diria algo sobre ela. Ouve, ele fazia uma canção e estava no seu gravador. Ele era versátil assim. Um homem muito, muito criativo. Bob era um homem sério. Ele gostava das crianças, ele amava os jovens. Ele estava sempre no meio deles.


D.D. - Tu trabalhaste com Peter Tosh também. Tens alguma lembrança especial dele?
U-Roy - 'Earth's Rightful Ruler' fiz com Peter Tosh. Sim, ele era um homem revolucionário. Uma vez nós morávamos perto um do outro e ele disse-me “quero fumar o meu steam chalice” (cachimbo de vapor). Ele tinha um steam chalice, e convidou-me para a sua casa. Eu fui e foi a primeira vez que fumei um steam chalice. Neste tipo de chalice, o fogo não toca a erva. É o suco da erva que tu aspiras. E te deixa tão doido que eu disse ' Gooooooosssshhhh" ! ha, ha, ha, ha.


D.D. – Vês-te como um pioneiro do toasting, do estilo DJ?
U-Roy - Eu não me vejo como pioneiro. Eu penso que a música deve ser apreciada por todos os que se interessam por ela. Daí a música é muito mais importante do que o nome. É a música, não o nome, man.


D.D. - Quais são os pontos altos da tua carreira ?
U-Roy - Well, eu digo-te, a melhor coisa que me aconteceu foi quando eu comecei a fazer hit após hit. E comecei a viajar, a encontrar pessoas diferentes, como aqui em Amesterdão. Agora mesmo, umas quantas pessoas estavam a falar "Yeah U-Roy,Yeah". Isso faz-te sentir bem, porque é algo que nunca esperas. Quando estas coisas acontecem, eu paro e digo que é uma bênção.


D.D. - Tens alguma mensagem para os leitores ?
U-Roy - Yeah, eu só quero dizer que é bonito eles realmente escutarem a música, porque a música tem um longo caminho. Nós não sabíamos que o reggae poderia ir tão longe. Foi o apoio das pessoas que fez isso ser assim. Eu agradeço por terem ajudado a música a ir tão longe. Então continuem a tocar a música para nós. Nós amamos isto.


Este grande homem vai estar no pavilhão da quinta dos lombos em Carcavelos com Groundation e outros. Melhor oportunidade para o homenagear não poderia haver com certeza.Dub forever! Haile Daddy U-Roy! Big Up!

sábado, 20 de janeiro de 2007

Homo sapiens sapiens e o planeta Terra...


Muitos denominam esta espécie como sendo uma espécie racional e dominadora do planeta Terra pois consegue domesticar e vencer todas as outras espécies.
Porém, ao longo da minha vida tenho-me apercebido de que nem sempre tal funciona assim: a racionalidade passa, muitas vezes, a irracionalidade e o dominio do planeta passa a destruiçao do mesmo! E isto sim e condenavel, nao so por ser um acto de arrogancia e estupidez como tambem pelo facto de impossibilitar, modificando, a harmonia da Natureza criadora.
Muitas sao as areas em que o homem tem actuado positivamente, areas essas que dispensam apresentaçoes. Porem, em meu entender, isso e normal pois como vimos atras o homem e conhecido como ser racional. Contudo, muitas vezes, a nivel ambiental e a nivel da relaçao e respeito para com os animais de outras especies (menosprezadas por nos), o homem age muito, mas muito negativamente, tendo de alterar essa situaçao se quer continuar a ser denominado por "ser racional". Sera que ao criar carne de galinha, de vaca... em massa o homem respeita esses seres?! Ja pensaram qual o objectivo da vida desses seres?! Nos por sermos superiores, segundo certas pessoas, nao so podemos escolher o nosso rumo como teriamos a obrigaçao de deixar os outros animais optarem pelo seu rumo, de os respeitar, proporcionando-lhes uma vida digna. A que ter em conta que os donos desses grandes aviarios, fornecedores das grandes superficies comerciais que nos rodeiam, em nada se preocupam com os seres que "alimentam", sendo relevante para a eles apenas a parte economica da situaçao. Outro caso e os atentado ambientais que se cometem contra a Natureza: desde urbanizaçoes desorganizadas, deslimitadas e desarmoniosas a energias nucleares, passando pelos abates de imensos hectares de floresta, entre milhares de outras coisas. Segue-se outra situaçao comica: ver que animais "inferiores" a nos conseguem ser mais solidarios, mais fraternos, mais respeitadores e mais responsaveis que nos mesmos, sendo um exemplo a seguir por todas as comunidades existentes (refiro-me por exemplo as minusculas formigas que todos os dias esmagamos). A que notar que alem disto, esses seres "infimos" nao destroem o planeta a velocidade que nos destruimos, nao poem em causa a constituiçao da atmosfera terrestre (essencial a vida), resumindo: nao afectam directamente a sobrevivencia de todas as outras especies que habitam este lindo Planeta!, coisa que nos fazemos diariamente e com despreocupaçao. Assim em vez de causarmos efeitos minimos causamos efeitos dramaticos e catastroficos que nos começam a deixar com a "corda na garganta".
Este texto nao e um apelo directo ao vegetarianismo, apenas tem como objectivo sensibilizar as pessoas que muitos animais sao desrespeitados, nascendo apenas para alimentar uma maquina, que muitas modificaçoes teem sido impostas ao nosso planeta e que MILHARES DE LINDOS SERES VIVOS E SEUS HABITATS NATURAIS ESTAO A SER AMEAÇADOS PELO NOSSO EGOISMO ! Tal parece me injusto mas apenas fica a minha opiniao... Se, citando Charles Darwin, todas as especies foram alvos de uma selecçao natural ao longo de milhares de milhoes de anos, nao nos cabe a nos para-la ou modifica-la conforme nos da jeito. E importante e fundamental que a natureza continue a ter o seu papel de aleatoriedade que proporcionou, e proporcionara, tao lindos e belos seres vivos. Nao destruam em meia duzia de anos o que levou milhares de milhoes a construir! Abram os olhos, associem-se, mostrem as vossas opinioes e o vosso descontentamento por estas situaçoes! Bem sei que e mais facil refugiar-mo-nos no facto de nos termos auto-intitulado por "racionais"/"superiores" ou observarmos tudo isto de modo irrelevante, mas um pouco de humildade e boa vontade podera fazer com que este planeta viva mais e melhor e que todos os nossos seguidores herdem de nos um planeta melhor do que aquele que herdamos dos nossos antepassados. Os erros foram cometidos mas ainda vamos a tempo de os minimizarmos.

Apenas apelo ao civismo e ao bom senso de todos nos pois e isso que nos distingue de todas as outras especies, tornando-nos "superiores". Passo a passo iremos fazer a diferença! Confio em voces nesta longa e dura luta! Adoptem politicas, pratiquem atitudes e sensibilizem quem vos rodeia para este problema que cresce dia-a-dia: reciclem, poupem e nao desperdicem! Para termos algo, alguem sofre, dai que se consumirmos menos, menos gente sofrera! PENSEM... USEM A RAZAO DE QUE TANTO SAO APOLOGISTAS !!!!!!

(Para qualquer duvida ou especificaçao contactem)

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

racismo ainda vivo

Se o racismo na América é tão mediático que quase toda a população já está acostumada ("the N-word outburst"), em França a situação não é menos preocupante.
Um dos responsáveis é uma personalidade da televisão, auto-proclamada comentadora da sociedade: Pascal Sevran, cujos livros publicados ultimamente incluem a sua ideia obscena e racista de que "o [pénis] preto é responsável pela fome em África". Numa entrevista a um jornal, Sevran diz, "África está a morrer por causa da quantidade de crianças que lá nascem" dirigindo-se a pais supostamente demasiado indisciplinados ou ignorantes para perceber que não podem alimentá-los a todos. A resposta ao problema? "Nós precisamos que esterilizem metade do planeta", responde Sevran. Conhecido por ser um "perseguidor-de-atenções", o francês foi repreendido e penalizado pelo seu director. Mesmo assim, o seu programa de domingo não foi cancelado, como muitos exigiam. Os processos judiciais seguintes não valem a pena ser mencionados, é óbvio que Sevran terá de prestar contas perante o tribunal, mas o mais grave é que estão a aparecer cada vez mais "pessoas"... não, "pessoas" não é bem o termo... Sevran's pronto! Por todo o lado. Em França, E.U.A, e também no Reino Unido. No Big Brother britânico, os concorrentes agridem-se verbalmente, insultando determinada cultura, estrato social, ou origem. Dar exemplos seria demasiado vergonhoso, tanto para quem os publicasse como para quem os lesse. Channel4 é definitivamente uma das maiores NÓDOAS na sociedade.

Let there be freedom,
Let there be hope,
Put an end to racism,
And to fight it... use love

Água: ouro do Século XXI




Segundo um estudo da ONU (Organização das Nações Unidas) devido ao crescimento da população mundial e ao aumento da poluição e contaminação dos recursos hídricos naturais poderemos vir a ter em no máximo até o ano 2025 anos um colapso mundial do abastecimento de água potável e até mesmo para tornar este assunto em evidência a ONU instituiu o dia 22 de Março como o "dia mundial da água".
Citando estatísticas de uso comum "97% da água do planeta é composta por água salgada e apenas 3 % de água doce,sendo que da água doce potável apenas 0,6% é composto por água doce de superfície e cerca de 70% da água consumida no mundo são utilizados para irrigação, 20 % para uso industrial e os restantes 10% para uso residencial".
Portanto quando nos referimos à água potável estamos falando de um recurso do qual muitas pessoas não têm a consciência do quanto realmente escasso e precioso ela é, e que a água é essencial para a continuidade da existência da vida na terra.
Conforme relatórios da UNICEF cerca de 20.000 crianças morrem anualmente por falta de água potável enquanto muitas pessoas fazem a barba ou escovam os dentes com a torneira aberta ou simplesmente gastam 30 minutos ou 1 hora num banho que poderia ser tomado em 15 minutos no máximo (de maneira eficiente).
Todos somos em maior ou menor escala responsáveis pelo uso racional da água e pelo futuro da distribuição hídrica no mundo.



TU!! Abre os olhos e actua!!!! POUPA AGORA PARA TERES AMANHÃ!



A água é pública... não tens o direito de a estragar, porque não é um bem só teu!!!


Os grandes portugueses...

Ao ver a euforia que este programa coloca na nossa sociedade decidi deixar aqui um comentario pessoal acerca do mesmo.
Gostaria, antes de tudo, de mostrar o meu grande espanto e descontentamento pelo facto da televisao publica investir, com os nossos impostos, num programa como este. Sendo nos pessoas cultas, ou seja, conhecedoras nao so do passado mas tambem do presente, gostaria de perceber como e possivel escolher uma pessoa mais relevante que outra. Eu perceber acho que ate perrcebo: tudo isto serve para passar o tempo e manter uma quantidade de gente em frente duma porcaria feita de plastico e vidro sob a desculpa de estarem a visionar um programa educativo. Porem, nao e certamente a televisao que estara apta e encarregue desse papel, educar e enriquecer culturalmente os portugueses. Para isso existem livros, existem pessoas experientes, existe o dia a dia, e existe a escola (sera que esta tem noçao desse peso que tem aos ombros?!).. Este programa nao e diferente de qualquer dos outros que por ai andam destinados a manter os portugueses na ignorancia e a aumentar, ainda mais, a dependencia da televisao..
Outra questao que levanto e acerca da lista feita pelo programa.. Sera que ela reflecte a estupidez dos portugueses ou sera que foi algo fabricado? Apenas fica a questao levantada por um leigo na materia. Como e possivel personagens como Salazar (que oprimiu o povo portugues durante uma infinidade de anos, sera isso um motivo de orgulho?!), Pinto da Costa (um verdadeiro corrupto e mafioso com processos a decorrer no tribunal, sera isso um grande portugues?!), Helio Pestana (actor da pior telenovela que apareceu no nosso pais a nivel de televisao, sera isso um bom actor.. e um grande portugues?!), Champalimaud (o capitalismo em pessoa, sera que ter dinheiro e sinonimo de ser grande portugues?!), Padeira de Aljubarrota (...sem comentarios!), Jose Socrates (nao arranjaram nada melhor..?!), entre outros. Muitos mais haveria para contestar nesta infindavel lista que contem nomes pelos quais se deveria ter mais respeito e que nunca, mas nunca deveriam ser comparados com outras pessoas que nao passam de simples oportunistas e interesseiros. Sera que uma pessoa como tu que les este artigo, que nao tem nenhum processo em tribunal, que nunca matou ninguem, que esta em paz com o mundo nao sera um portugues maior que muitos desses vira-casacas?! E alguem te da o devido valor?! E alguem te ouve?! (...)
Quem e grande nao precisa destas rampas, destes programazinhos pobres, nem da televisao! Haja respeito por quem e serio, por quem trabalha e por quem no passado e hoje lutou por um portugal e um mundo melhor e mais unificado!
Boicotem a televisao e acima de tudo nao deixem que programas como estes vos atraiam: se querem aprender saiam de casa vao para a rua convivam e falem com os vossos amigos e conhecido, leiam.
Procurem e apoiem a cultura, a verdadeira cultura !

BOIKOT

Daily Thought

É muito mais doente um alemão com gripe...


que um indiano com lepra.

Simplesmente Jimmy


James Marshall "Jimi" Hendrix, (27 de novembro de 1942; 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista estadunidense, cantor, compositor e produtor que é amplamente considerado o mais importante guitarrista da história do rock. Como guitarrista, ele inspirou-se nas inovações de músicos dos blues tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como guitarristas de R&B (rhythm and blues) tais como Curtis Mayfield. Ademais, ele ampliou a tradição da guitarra no rock: apesar de guitarristas anteriores, como Dave Davies (do The Kinks), e Pete Townshend (do The Who) terem empregado recursos como o "feedback" (realimentação), distorção e outros efeitos especiais, Hendrix, graças às suas raízes no blues, na soul-music e no R&B, foi capaz de usar estes recursos de uma forma que transcendia suas fontes. Ele também foi um letrista cujas composições foram tocadas por inúmeros artistas. Como produtor musical, foi um dos primeiros a usar o estúdio de gravação como extensão das suas ideias musicais. Finalmente, a sua importância como estrela do rock coloca-o ao nível de figuras como Chuck Berry, Elvis Presley e Mick Jagger (dos Rolling Stones).


Porque será ele o melhor?

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Stop!


...no comments

Sabedoria Indiana


Quando a ultima arvore estiver morta

Quando o ultimo fruto for radioactivo

Quando o ultimo rio estiver poluido

Quando a ultima espiga de trigo sair de um laboratorio


Entao: Talvez as pessoas compreendam que o dinheiro nao se come!