Estuda, sem pensar. O capital precisa de ti!

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

The Progenitor


U-Roy, nascido em Kingston com o nome de Ewart Beckford no ano de 1942, é uma das maiores personalidades do reggae, aclamado como um dos criadores de todo um género musical, o estilo DJ.

Ele trabalhava como DJ em sound-systems, equipas de som que animam festas populares com inusitadas performances e intervenções precisas sobre a base rítmica das músicas. No final dos anos 60, Daddy U-Roy foi o primeiro a registrar em estúdio o que fazia ao vivo e o resultado foi um sucesso avassalador. O canto falado dos DJs tornou-se, ao longo dos anos, uma marca registrada do reggae.

Mostramos aqui uma entrevista feita em Amesterdão, concedida a uma revista brasileira, a Distant Drums. Nuff respect ! ! !


D.D. - Começaste como DJ de um sound-system no começo dos anos 60. Como é que entraste nisso?
U-Roy - Bom, eu ia para a escola, quando era puto, e tinha um amigo dono de um sound-system, chamado Doctor Dickies. Eu pedia à minha avó, porque cresci com ela, para poder ir para lá. Algumas vezes ela dizia-me que sim, outras vezes dizia que não, “Vai e estuda as tuas lições!”. Mas eu gostava muito do sound-system e amava a música, porque era o meu jogo favorito. Eu não jogava futebol, nem cricket, nem nada. E algumas vezes ela dizia 'não podes ir', mas eu saia discretamente.


D.D. - Nessa época que música ouvias?
U-Roy -Havia muita música americana naquele tempo, não havia muita música feita na Jamaica. Na rádio, eu ouvia James Brown e Sam Cooke. Os donos de sound-systems iam para os Estados Unidos e compravam alguns discos, para competirem com outros sound-systems. Então eles traziam essa música. Naquele tempo os discos eram 78 RPM.


D.D. - Como é que foste trabalhar com o produtor Duke Reid no final dos anos 60?
U-Roy - Eu fui ver o Duke para falar de negócios. Fui para o seu estúdio e fizemos 'Wake the town and tell the people' e 'This station rules the nation with version'. Eu ouvi as duas na rádio, mas, podes acreditar, eu não tinha ideia de que essas canções pudessem ir a algum lugar, porque a música dos Djs não era nada divulgada. E então as duas chegaram ao número um e dois do top jamaicano. Nessa altura eu disse 'O QUÊ!', não acreditava. Nas duas maiores estações da Jamaica, elas ficaram por algumas semanas [12]. E eu fiz 'Wear you to the ball'. 'Wake the town' estava em segundo, 'Rules the nation' em terceiro e… 'Wear you to the ball' era primeiro. Eu tive os três primeiros Iugares por doze semanas nas duas estações! Até então eu não tinha a noção que aquela música se iria tornar tão popular. Agora, eu não acho que se pode parar a música dos DJs. Porque todos os dias aparecem jovens DJs em todos os países do mundo. Eu fico contente por isso, faz-me sentir como se o que eu estou a fazer não é uma coisa estúpida. Eu não acho que tanta gente poderia estar a fazer algo estúpido. Eu sinto-me realmente bem com isso.


D.D. - Como é que te envolveste com Lee Perry?
U-Roy - Eu conhecia essas pessoas, Bunny Lee e Lee Perry. Eles ficavam por ali, levavam música para o estúdio de King Tubby e coisas assim. Fomos para o estúdio e fiz 'Earth's Rightful Ruler', que não foi muito longe. Mas foi um começo para mim nos negócios. Eu estava feliz por isso.


D.D. - Como “descolou” a tua carreira?
U-Roy - Eu fazia canções especiais para diferentes sounds-systems. Foi como eu comecei a ficar popular. Alguém podia vir a um baile e ouvir-me. E então ia ter com o King Tubby para ver se podia fazer algo especial para ele. O King Tubby tinha um pequeno estúdio, mas estamos a falar de um homem versátil, uma pessoa com um estúdio pequeno, mas divertido.


D.D. - Tu também trabalhaste com Tony Robinson no estúdio TR Groovemaster?
U-Roy - Sim, fiz alguns álbuns para ele, enquanto estávamos a trabalhar com a Virgin, com 'Small Axe'. Também trabalhámos com os Gladiators naquele tempo. Prince Tony tinha uma loja e um estúdio na Slipe Road, Kingston.


D.D. - Qual foi teu sound-system favorito?
U-Roy – O meu favorito era o KingTubbys. Era o melhor. O mais poderoso sound system, sempre a partir tudo.


D.D. - Esta tarde nós escutámos a tua versão para 'Soul Rebel'. Como foi gravar com Bob?
U-Roy - Quando eu comecei a gravar, o Bob chamou-me. Eu, ele e Peter fomos para o estúdio na South Parade, Randy's Studio, e fizemos 'Trenchtown Rock', que chamámos de 'Kingston 12 Shuffle'. Eu cresci na mesma área de Bob e Peter. A gente conhecia-se desde jovem.


D.D. - O que te lembras de Bob Marley ?
U-Roy - Oooh, esse homem era bem versátil. Ele simplesmente se sentaria aqui, olharia para algo e ... (bate uma palma) era música. Era assim aquele homem. Ele simplesmente se sentava aqui. Tudo, ele via tudo. Ele via esta mala e diria algo sobre ela. Ouve, ele fazia uma canção e estava no seu gravador. Ele era versátil assim. Um homem muito, muito criativo. Bob era um homem sério. Ele gostava das crianças, ele amava os jovens. Ele estava sempre no meio deles.


D.D. - Tu trabalhaste com Peter Tosh também. Tens alguma lembrança especial dele?
U-Roy - 'Earth's Rightful Ruler' fiz com Peter Tosh. Sim, ele era um homem revolucionário. Uma vez nós morávamos perto um do outro e ele disse-me “quero fumar o meu steam chalice” (cachimbo de vapor). Ele tinha um steam chalice, e convidou-me para a sua casa. Eu fui e foi a primeira vez que fumei um steam chalice. Neste tipo de chalice, o fogo não toca a erva. É o suco da erva que tu aspiras. E te deixa tão doido que eu disse ' Gooooooosssshhhh" ! ha, ha, ha, ha.


D.D. – Vês-te como um pioneiro do toasting, do estilo DJ?
U-Roy - Eu não me vejo como pioneiro. Eu penso que a música deve ser apreciada por todos os que se interessam por ela. Daí a música é muito mais importante do que o nome. É a música, não o nome, man.


D.D. - Quais são os pontos altos da tua carreira ?
U-Roy - Well, eu digo-te, a melhor coisa que me aconteceu foi quando eu comecei a fazer hit após hit. E comecei a viajar, a encontrar pessoas diferentes, como aqui em Amesterdão. Agora mesmo, umas quantas pessoas estavam a falar "Yeah U-Roy,Yeah". Isso faz-te sentir bem, porque é algo que nunca esperas. Quando estas coisas acontecem, eu paro e digo que é uma bênção.


D.D. - Tens alguma mensagem para os leitores ?
U-Roy - Yeah, eu só quero dizer que é bonito eles realmente escutarem a música, porque a música tem um longo caminho. Nós não sabíamos que o reggae poderia ir tão longe. Foi o apoio das pessoas que fez isso ser assim. Eu agradeço por terem ajudado a música a ir tão longe. Então continuem a tocar a música para nós. Nós amamos isto.


Este grande homem vai estar no pavilhão da quinta dos lombos em Carcavelos com Groundation e outros. Melhor oportunidade para o homenagear não poderia haver com certeza.Dub forever! Haile Daddy U-Roy! Big Up!

1 comentário:

Anónimo disse...

TODOS A ESTA GRANDE FESTA REGGAE EM CARCAVELOS!! DIA 23FEVEREIRO!!