Estuda, sem pensar. O capital precisa de ti!

domingo, 15 de abril de 2007

Vegan


"what is a VEGAN? A vegan (pronounced VEE-gun) is someone who, for various reasons, chooses to avoid using or consuming animal products. While vegetarians choose not to use flesh foods, vegans also avoid dairy and eggs, as well as fur, leather, wool, down, and cosmetics or chemical products tested on animals."


"why VEGAN? Veganism, the natural extension of vegetarianism, is an integral component of a cruelty-free lifestyle. Living vegan provides numerous benefits to animals' lives, to the environment, and to our own health–through a healthy diet and lifestyle."


"O que é um Vegan? Um vegan é alguém que, por várias razões, escolhe evitar o uso ou consumo de produtos animais. Enquanto que os vegetarianos escolhem não comer carne, os vegans além disso não comem lacticínios, ovos e não adquirem produtos como couro, lã, cosméticos ou produtos químicos testados em, ou provenientes dos animais."


"Porquê Vegan? O veganismo, a natural evolução do vegetarianismo, é um integral componente de vida, uma vida completamente livre de crueldade. Ser vegan é proporcionar inúmeros benefícios à vida animal, ao ambiente e a nós próprios na medida em que nos proporcionamos uma dieta e um estilo de vida saudáveis."


Dando a minha opinião pego em dois pontos:

- Acho bem que se dê valor ao sofrimento animal, pois tal como nós possuem espinha e nervos, logo sentem a dor ao contrário das plantas q apenas possuem um sistema radicular feito de "plástico", isto é não sentem dor, digamos q os animais têm mais sentimentos que as plantas. Além de sentirem, os animais são explorados, isto é, para além de sentirem a dor, servem de testes em laboratórios, vivem apenas para nos servirem de alimento mais tarde, e são decididamente mal tratados (há maneiras cruéis de morte dos animais para consumo humano).

- A alimentação vegan é infelizmente uma dieta difícil de seguir tanto porque não "sobram" muitos mais alimentos se tirarmos a carne, o peixe, os ovos, o leite, e ainda porque se baseia numa dieta à base de vegetais e frutos há muitos nutrientes que ficam em falta( cálcio, algumas vitaminas, etc); isto não se passa assim tão rigorosamente, o facto de não sobrarem muitos mais alimentos, mas é de ressaltar o facto de ficar-se subnutrido com uma alimentação vegan. Numa alimentação vegetariana é mais fácil repôr os nutrientes da carne (não estou documentado sobre quais os nutrientes que estão aqui em causa, porém posso dizer que os ovos, feijão são alguns dos alimentos que podem substituir as proteinas-ovo- e o ferro - feijão- se não me engano!)

Com isto não me oponho ao pensamento vegan nem aos seus seguidores, liberdade! Na minha opinião o pensamento é correcto, a alimentação não, pois não é saudável; as doses diárias recomendadas nunca são atingidas, pode dizer-se que se vai buscar os nutrientes a outros alimentos, mas é sempre em menor quantidade!
Entre vegan e vegetariano... escolhe pelo teu amor aos animais!
"Billions and Billions Saved" Mcvegan : poupa-se/salva-se dinheiro e o mais importante: Vidas!
Saudações FDS!

Excertos retirados do site : www.vegan.org

Sem comentários: