Estuda, sem pensar. O capital precisa de ti!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Haiti: para além do sensacionalismo caritário


A 12 de Janeiro, o Haiti foi devastado por um tremor de terra com 7,0 de magnitude, o maior a atingir a ilha em mais de duzentos anos. Fala-se de cerca de 200.000 mortos. É certo que a catástrofe tem uma causa natural, o deslocamento das placas tectónicas. Mas o alcance da destruição só foi possível graças à total ausência de infra-estruturas públicas, ao estado de degradação da maioria das casas, ao desemprego que atinge mais de 60% dos trabalhadores e aos salários miseráveis (menos de 2 euros por dia). Isto no mesmo Haiti que, todas as semanas, entrega mais de 1 milhão de dólares às instituições financeiras internacionais, pela sua alegada dívida externa.

A ausência de hospitais, o facto de as habitações (para não falar das barracas) não estarem preparadas para sismos, a falta de transportes e todas essas condições que potenciaram o desastre, não são nada naturais. São o resultado de políticas deliberadas que, através do FMI, foram impostas ao Haiti, obrigando-o a destruir o sector público, a pagar uma dívida ilegítima e crescente e a implantar os “ajustamentos estruturais” de que o Fundo tanto gosta e que orientam as economias para as necessidades do “mercado global” em detrimento das das pessoas reais. São, enfim, o corolário lógico desse fado a que a ilha tem sido obrigada, a de ser o balde do lixo do mundo, exportadora de escravos, explorada sucessivamente pela França e pelos Estados Unidos, ambos apoiantes das suas múltiplas ditaduras. Neste contexto, as lágrimas internacionais só aparecem por causa do primetime e o que interessa realmente é lucrar, impor “reformas” políticas e económicas, fazer experiências e ocupar.

Aliás, sentimentalismos parolos à parte, os EUA já informaram que contam enviar 10.000 marines. Entretanto, os pára-quedistas estadunidenses ocuparam o aeroporto e o seu exército controla todos os pontos estratégicos da ilha. Um porta-aviões nuclear está no porto destruído e um navio “guarda-costas” está em frente a Port au Prince. O Haiti está hermeticamente fechado e sob ocupação militar, a quarta em 95 anos, das mesmas forças que o têm tentado dominar desde que, em 1804, se tornou na primeira república negra independente do mundo, como consequência da revolução de escravos liderada por Toussaint Louverture e da posterior derrota do exército francês enviado por Napoleão. Uma presença militar tão ostensiva e desmesurada, em claro contraste com a invisibilidade da ajuda oficial, leva a crer que há intenções que vão além da ajuda simples e sincera.

A França, a outra potência tradicionalmente imperialista na zona, reagiu poucas horas depois da catástrofe pela boca de Kouchner, o ministro dos Negócios Estrangeiros, dizendo que era necessário manter a ordem, acabar com os saques e garantir as propriedades, esquecendo a lentidão na distribuição da ajuda que foi chegando e que, como sempre tem sucedido, nomeadamente em caso de furacões, sacia primeiro os que estão mais perto do poder. A ajuda tende a ficar pelo caminho, também neste Haiti em que 1% da população arrecada metade do produto nacional. Não era, no entanto, deste saque que falava Kouchner.

Falava dos mesmos saques e dos mesmos “ataques à propriedade” que, nas televisões, concorrem com as imagens de destruição, a ver quem melhor alimenta a máquina do espectáculo. Felizmente, há gente que informa que os assaltos e os confrontos são marginais e que o que é comum é a gente haitiana arranjar meios criativos e cheios de civismo para ultrapassar a situação, como sempre fizeram no seguimento de embargos e outras catástrofes.

O Haiti precisa de ajuda. Há campanhas de solidariedade suficientes para que possas colocar o teu contributo em alguém minimamente fiável. Mas que isso não nos deixe esquecer que todos os dias são dias para ajudar, o povo haitiano e todos os outros, contribuindo para o fim do ciclo da exploração. E, acima de tudo, acreditar no poder do apoio-mútuo, entreajuda e auto-organização dos povos, longe de exércitos ocupantes, esses sim causadores do caos.

fonte: indymedia

Sem comentários: