Estuda, sem pensar. O capital precisa de ti!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Mário Soares compara Guantanamo a campos de concentração

O antigo presidente da República Mário Soares declarou que Guantanamo só se compara ao que fizeram os nazis durante a II Guerra Mundial. A analogia foi estabelecida perante uma representante da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa.

A diplomata não quis fazer qualquer comentário às declarações do antigo chefe de Estado.

Mário Soares foi muito crítico quanto à actuação norte-americana na base militar de Guantanamo, em Cuba.

Numa conferência promovida pela Comissão dos Direitos Humanos, na Ordem dos Advogados, Mário Soares classificou de “enormidade” os acontecimentos na base militar, só com paralelo nos campos de concentração nazis, quando Hitler estava no poder.


Batalha judicial em Guantanmo

Cerca de 200 processos jurídicos estão a decorrer, por solicitação dos detidos, que contestam a legalidade da detenção por alegadas acções de terrorismo. No entanto, é desconhecida a data em que esta decisão será tomada.

As provas devem ser analisadas nas próximas oito semanas, estima o Departamento norte-americano de Justiça, enquanto os advogados das vítimas consideram que este processo deveria correr de forma mais célere.

Os advogados do Estado norte-americano deslocaram-se hoje a Guantanamo pela primeira vez desde que, a 13 de Junho, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiu que os suspeitos de terrorismo detidos têm direito a recorrer à justiça civil para contestarem a detenção.

Este foi mais um revés para a estratégia adoptada pela Administração Bush, que insiste para que o julgamento dos suspeitos por práticas de terrorismo e combates ilegais se realize nos tribunais militares e não nos tribunais civis.

RTP
2008-07-08 16:48:01

Sem comentários: