Estuda, sem pensar. O capital precisa de ti!

domingo, 11 de maio de 2008

Roma vai ser governada pela extrema-direita

Gianni Alemanno, do partido AliançaNacional, de inspiração neofascista, foi eleito presidente da Câmara de Roma ao derrotar no segundo turno um adversário da coligação de centro-esquerda que governou a cidade nos últimos 15 anos. Alemanno obteve 53,6%dos votos. A vitória do aliado de Silvio Berlusconi está a ser definida como um terremoto pela imprensa italiana.

Alemanno derrotou Francesco Rutelli, ex-ministro da Cultura que administrou a cidade de 1993 a 2001. Os dois principais temas de campanha de Alemanno foram a defesa de mais segurança, e de maior rigor contra os estrangeiros indocumentados. Durante toda a campanha eleitoral, ele denunciou osc erca de 20.000 "imigrantes clandestinos" que, de acordo com ele, "cometeram crimes e continuam a viver em Roma", prometendo expulsá-los. E não hesitou em explorar a violação de uma estudante, atribuída a um romeno e largamente divulgado pelos média, para acusar a esquerda de ter negligenciado a segurança na cidade.

A derrota foi uma surpresa para o centro-esquerda, que, no primeiro turno, tinha uma vantagem de cerca cinco pontos percentuais sobre Alemanno.

"É uma vitória de todos os romanos, chega de venenos, dos velhos esquemas e as lógicas do passado", disse Alemanno, que iniciou a sua carreira política no grupo de inspiração fascista Movimento SocialItaliano, e foi ministro da Agricultura do governo anterior de Berlusconi.

"A derrota é muito grave e pesada, um insucesso que sinto com amargura pessoal e política",admitiu Veltroni, ex-presidente da câmara de Roma e candidato a primeiro-ministro nas últimas eleições pelo Partido Democrático, de centro-esquerda.

retirado de:
http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=6610&Itemid=26

Sem comentários: