Estuda, sem pensar. O capital precisa de ti!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sabias que...


...


1. O ecossitema português conta com mais de 350 espécies de árvorese arbustos que ocupam cerca de 27% do território.


2. As árvores permitem conservar o solo e a água, controlar avalanches, prevenir a desertificação, proteger as zonas costeiras e estabilizar as dunas. As florestas são os mais importantes repositórios da biodiversidade terrestre, criando habitat para mais de 90% das espécies terrestres conhecidas.


3. As florestas geram perto de 40% do oxigénio existente na Terra.


4. Por ano, uma árvore absorve em média 12kg de CO2 e expele oxigénio suficiente para uma família de 4 pessoas durante um ano.


5. Um voo de longo curso produz uma tonelada de CO2. A mesma quantidade que uma árvore leva uma vida para conseguir absorver.


6. Por todo o mundo, a desflorestação atinge valores impressionantes: cerca de 13milhões de hectares por ano, uma área do tamanho da Grécia e da Nicarágua.


7. Para superar a perda de árvores dos últimos 10anos, seria necessário plantar 130milhões de hectares, uma área do tamanho do Peru.


8. Para cobrir esta área era preciso plantar 14biliões de árvores todos os anos, por 10anos consecutivos. Para isso seria necessário que cada pessoa plantasse e cuidasse de pelo menos 2sementeiras por ano.

Sem comentários: