Estuda, sem pensar. O capital precisa de ti!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

\o/\o/

O Rali Lisboa-Dakar foi cancelado pela primeira vez em 30 anos, por questões de segurança. A anulação foi motivada pelas preocupações de segurança na Mauritânia e a organização fala em «ameaças directas lançadas contra a prova por movimentos terroristas».

Após inúmeros contactos com o governo francês – em particular o Ministério dos Negócios Estrangeiros – e tendo em conta as suas fortes recomendações, os organizadores do Dakar tomaram a decisão de anular a edição 2008 da prova, que deveria decorrer entre 5 e 20 do corrente mês, ligando Lisboa à capital do Senegal.

«Tendo em conta as actuais situações de tensão politica, a nível internacional, o assassinato de quatro turistas franceses, no passado dia 28 de Dezembro, atribuído a um ramo do Al-Qaida, no Magreb islâmico, e acima de tudo as ameaças, directas, lançadas contra a prova, por movimentos terroristas, a A.S.O. (Amaury Sport Organisation) não pode tomar outra decisão que não seja a anulação da prova», lê-se no comunicado emitido pela A.S.O..

«A primeira responsabilidade da ASO é a de garantir a segurança de todos: populações dos países atravessados, concorrentes amadores e profissionais, sejam eles franceses ou estrangeiros, elementos da assistência técnica, jornalistas, patrocinadores e colaboradores do rali. A ASO reafirma que as questões de segurança não estão, não estiveram, nem nunca estarão em causa no rali Dakar», indica ainda a organização do evento.

Muitos participantes manifestaram-se decepcionados, depois de meses de preparação. Construtores com participação no rali, citados pela SIC, consideram que a situação no terreno não é pior do que nos anos anteriores. Segundo o director da prova, Etienne Lavigne, no terreno estarão 4 mil homens para garantir a segurança de toda a caravana, assim como meios aéreos.

O Governo mauritano garantiu que estavam reunidas todas as condições de segurança para a passagem do rali pelo país, tendo mobilizado dois mil militares para acompanhar a caravana, mas as recomendações do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês fez com a organização anulasse a edição do Lisboa-Dakar de 2008.

Fonte: Jornal Digital





Pena serem as ameaças terroristas e a possível falta de segurança em determinados países africanos a acabar com esta prova...
Há quem diga que a cabeça serve para pensar...

Sem comentários: