Estuda, sem pensar. O capital precisa de ti!

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Um pouco de Anarquismo...

Anarco-Sindicalismo: os anarco-sindicalistas acreditam que os sindicatos podem ser utilizados como instrumentos para mudar a sociedade, substituindo o capitalismo e o Estado por uma nova sociedade democraticamente autogerida pelos trabalhadores.

Anarquismo Verde: corrente anarquista que defende, como qualquer outra corrente anarquista, um movimento contra a hierarquia e qualquer forma de autoridade social, mas que parte de um ponto de vista centrado na natureza. A maior parte dos apologistas do anarquismo verde defendem uma perspectiva anti-civilização, apontando para uma realidade humana sem hierarquia como tendo uma origem natural e biológica.

Anarco-Comunismo ou Comunismo Libertário: vertente do comunismo adoptada pela tradição teórica de alguns autores anarquistas. Num regime comunista libertário, a propriedade privada e o Estado seriam abolidos e a sociedade seria organizada através de federações de trabalhadores que gerenciariam a produção e todas as esferas de decisão por meio da democracia directa. O dinheiro seria abolido, e valeria a máxima "de cada um de acordo com suas capacidades, a cada um de acordo com suas necessidades".

mais informação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo e alguns dos links do blog



- Anarquismo e Comunismo:

. Os movimentos anarquista e marxista surgiram e ganharam enorme força no século XIX, devido aos efeitos sociais da Revolução Industrial. Foram ambos contestadores da ordem liberal burguesa e do Estado garantidor das condições trabalhistas da época e apoiantes do fim das divisões de classes, da exploração e até mesmo do Estado.
. A despeito dessas semelhanças, divergiam quanto ao caminho a seguir para alcançar a utopia comunista.
. Para os marxistas, deveria haver uma fase intermediária socialista — a ditadura do proletariado —, um Estado revolucionário que construiria as condições viabilizadoras do comunismo.
. De outro modo, os anarquistas pensavam construir o comunismo imediatamente, erradicando as classes, as instituições e as tradições, e o Estado.

Sem comentários: