Estuda, sem pensar. O capital precisa de ti!

domingo, 8 de abril de 2007

"No passado Domingo, dia 25 de Março os telespectadores escolheram entre os 10 finalistas o "Grande Português". Os resultados finais da votação são os seguintes:

1º António de Oliveira Salazar - 41,0%
2º Álvaro Cunhal - 19,1%
3º Aristides de Sousa Mendes - 13,0%
4º D. Afonso Henriques - 12,4%
5º Luís de Camões - 4,0%
6º D. João II - 3,0%
7º Infante D. Henrique - 2,7%
8º Fernando Pessoa - 2,4%
9º Marquês de Pombal - 1,7%
10º Vasco da Gama - 0,7%

Nº total de votos válidos recebidos: 159.245 Nº total de chamadas recebidas: 214.972"

(retirado de: http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/)




Espelhará este concurso a ignorância do povo português ou foi apenas uma re-afirmação da "direita" afastada do poder e dos estados civis?! Ou as duas?!
Bem sei que não se deve tomar a parte pelo todo mas considero é humilhante estes resultados. Quero acreditar que este estudo reflecte apenas o pensamento/convicções ideológicas de 159,245 portugueses. Porém, também coloco a questão de este mesmo estudo reflectir uma sociedade que me desilude cada vez mais. Se tal suposição for verdadeira, muitas mudanças, a nível político, terão de ser impostas á nossa sociedade. E cabe-nos a nós, cidadãos comuns, combater, com as armas que tivermos ao nosso alcance a ignorância, todos os grupos sociais apologistas das políticas opressoras salazaristas (e, até certo ponto, comunistas) e tudo o que seja prejudicial ao bem-estar de todos os cidadãos! e resistir...

Não quero mais opressão! Não quero um país rico em troca da ignorância e da falta de abertura! Não quero mais fascismo! Quero um país onde cada possa dizer o que pensa sem medo de represálias! Quero um país onde o "preto" seja igual ao "branco"! Quero um país responsável e aberto. Quero um país justo.

...
Salazar nunca! Cunhal o minímo indispensável!

Sem comentários: