Estuda, sem pensar. O capital precisa de ti!

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A propósito dos OGM's

Dois engenheiros e conhecidos ambientalistas em carta aberta ao ministro da Agricultura alertam para o perigo dos transgénicos.

Senhor Ministro Jaime Silva,

As notícias recentes de que nos dois últimos anos se autorizaram em Portugal mais de 4.000ha de culturas geneticamente modificadas sem as devidas acções de informação e esclarecimento, levam-nos a dirigir-lhe esta carta na firme convicção de que o país enfrenta um dos mais sérios atentados ao seu património agrícola e ao seu ecossistema. Tratando-se de um tema controverso, seria avisado usar da maior prudência, pois é bem sabido que só se devem adoptar novos produtos ou tecnologias depois de devidamente testados e inequivocamente comprovados e nunca em fase de experimentação ou verificação de protótipos.

Por maioria de razão, tratando-se de um assunto que diz também respeito à saúde pública, justificar-se-ia um cuidado redobrado sobre a sua aceitação.

Muito antes de qualquer polémica sobre os méritos ou deméritos dos OGM, como sejam a sua perigosidade para a saúde humana, ou a impossibilidade de controlo sobre a rotulagem já que mais de 90% dos transgénicos se destinam às rações não havendo nenhum controlo sobre os animais que as consomem, importa reflectir sobre os seguintes factos:

- por que razão os governos da Alemanha, da Áustria, da Grécia, da Hungria e da Polónia, decidiram proibir o cultivo de OGM no seu país?

- por que razão o Presidente Sarkozy decidiu recentemente suspender a cultura comercial dos OGM em França? (passamos a citar: "A verdade é que nós temos dúvidas sobre o interesse actual dos OGM, a verdade é que nós temos dúvidas sobre o controlo da sua disseminação, a verdade é que nós temos dúvidas sobre a neutralidade sanitária e ambiental dos OGM.")

- por que razão 27 das 30 maiores cadeias europeias de comercialização (Carrefour, Auchan, Lidl, etc.), decidiram excluir os OGM da sua carteira de produtos?

- por que razão 22 das maiores empresas do sector da alimentação como a Nestlé, a Unilever e a Danone, assumiram o compromisso público de não utilizar ingredientes transgénicos nos seus produtos?

Mas se poderá haver interrogações neste capítulo, outras certezas existem que nos deixam ainda mais apreensivos. Referimo-nos ao atentado à nossa biodiversidade e à perda do nosso património agrícola que resultará da política de patentes prosseguida pelas poucas multinacionais detentoras da tecnologia da manipulação genética.

A partir do momento em que celebra o contrato com uma destas empresas, todo o agricultor fica impedido do direito ancestral de utilizar as suas próprias sementes para reproduzir as suas colheitas. Sendo a semente a essência da vida, esta manipulação química sem respeito pela complexidade e equilíbrio da Natureza, este controlo hegemónico de patentes para monoculturas intensivas, implicará a breve prazo a perda do nosso património agrícola, restando-nos apenas o recurso condicionado aos bancos de germoplasma.

Esta catástrofe anunciada será acelerada pelo risco de contaminação das culturas tradicionais pelos OGM, assunto que tantas dúvidas levanta ao presidente Sarkozy e bem demonstrado pelas acções interpostas pela Monsanto contra agricultores que viram as suas culturas tradicionais inadvertidamente contaminadas pelas geneticamente modificadas dos vizinhos. Suprema perversão! Não só viram as suas culturas contaminadas com produtos que tinham rejeitado, como se viram a braços com a justiça por terem "utilizado indevidamente" uma semente patenteada!
Senhor Ministro, não cremos que Vossa Excelência e o seu Governo se queiram associados a esta "nova" desastrosa aventura.

Antes acreditamos que, à semelhança do que o Governo tem vindo a fazer no sector da energia, promovendo a eficiência energética e o recurso às energia renováveis, Vossa Excelência se encarregará de garantir o direito milenar dos agricultores usarem as suas próprias sementes e proteger a nossa biodiversidade, promovendo uma agricultura livre de sementes geneticamente modificadas e interditando a imposição de patentes sobre a vida.
Aníbal Fernandes e Carlos Pimenta

(Artigo retirado de "O Expresso")

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Lisboa Dakar



Em vésperas da edição 2007/2008 do Lisboa-Dakar aqui fica uma opinião vivida in loco que... dá que pensar...

"Penso na minha situação. Aqui vou de dakar a Lisboa, a conduzir um Mercedes pelo deserto fora, eu que nunca toquei o volante de um Mercedes, agora possuo um, homologado para o itinerário de ráli mais famoso do mundo. Participo no Lisboa-Dakar. Mas, ao contrário dos outros participantes, a minha prestação dilui-se no quotidiano antigo da Mauritânia sem qualquer ofensa à sensibilidade local. O ráli real, o que passa em sentido contrário, invade um espaço de pureza e luz cristalina com os valores mais sombrios e degradados que a nossa civilização soube criar: o desperdício insensato de energias não renováveis; a competição como fonte de estímulo e estima pessoal; o luxo ostentado em territórios de miséria e pudor; o complexo de superioridade civilizacional; a arrogância sorridente e a falta derespeito por outras culturas, outros modos de vida."
Esta passagem pode ser lida no livro "África Acima" de Gonçalo Cadilhe quando este se encontra no Norte de África,"de regresso" a casa, ou seja, no final da sua longa e fascinante viagem por África... acima.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Esteve o rei Juan Carlos BEM ou MAL ?!

Boicotar Boicotar e... Boicotar!

Está previsto que o preço da gasolina irá ultrapassar brevemente os 1,40Euros/litro e do gasóleo os 1,20 Euros/litro!

Quer que os preços baixem? É preciso agir conjunta e solidariamente.

Alguém sugeriu uma ideia genial, muito mais sensata que aquela em que nos pedem para não comprar gasolina no dia tal e no dia tal. As empresas petrolíferas rir-se-iam desta campanha porque sabiam que nós não poderíamos ser continuamente prejudicados recusando sistematicamente comprar gasóleo e gasolina: seria muito mais uma estupidez da nossa parte do que um problema para elas (empresas). Mas a proposta seguinte poderá ter resultados bastante eficazes, se for levada a rigor.

Os mercados internacionais aumentam constantemente os preços através de medidas especulativas como relatórios pessimistas, por exemplo, em relação à possível eleição dos ultra-conservadores no Irão no final do ano. As empresas petrolíferas e a OPEP querem fazer-nos crer que o preço que nos impõem é um bom negócio para ambas as partes. Mas, muito provavelmente, os 0,60 Euros/litro para o gasóleo e os 0,80 Euros/litro para a gasolina já seriam preços mais do que justos. Parece existir uma cartelização no sector dos combustíveis. No entanto, o facto de ser um sector oligopolístico, e em que há paralelismo na fixação de preços, não significa, só por si, que há um cartel. Estamos perante um produto homogéneo em que o grande peso no preço final é o preço internacional do petróleo, o que implica um paralelismo na evolução dos preços.

De facto, a Galp tem o monopólio da refinação e existe pouca importação directa pelas outras petrolíferas. Além disso, a Galp controla, também, uma série de infra-estruturas de armazenagem. Assim, a falta de concorrência estrutural no mercado português é um factor importante a considerar. Temos de actuar decididamente para lhes mostrar que, num mercado livre e concorrencial, são ambos os compradores e os vendedores que controlam os preços de mercado e não apenas um deles. Face aos aumentos, por vezes até mais do que uma vez por semana, do preço dos combustíveis, devemos reagir como consumidores que somos. A única forma de se verificar a queda do preço terá de passar por uma vontade firme em não comprarmos gasolina ou gasóleo a essas empresas petrolíferas, mas sem que sejamos nós os prejudicados.

Como necessitamos das nossas viaturas não podemos prescindir dos combustíveis, mas, poderemos actuar de forma a ter um impacte real no mercado dos combustíveis se agirmos todos juntos contra estes preços.

EIS A PROPOSTA: NÃO COMPRAR UMA GOTA DE COMBUSTÍVEL ÀS TRÊS MAIORES EMPRESAS DE COMBUSTÍVEIS NO PAÍS: GALP, BP e REPSOL. EXISTEM OUTRAS EMPRESAS COMO A CEPSA, ELF, ESSO,etc.

Se aquelas empresas virem as suas vendas de combustíveis reduzirem, serão obrigadas a baixar os seus preços. Se uma delas baixar os seus preços, as outras empresas terão também de os baixar. Mas para criar o tal impacte, temos de conseguir a compreensão e a colaboração de milhões de clientes da Galp, BP e Repsol.

Vamo-nos abster de reabastecer a(s) viatura(s) naquelas empresas, ou seja BOICOTÁ-LAS. Se agirmos conjuntamente vamos conseguir a diferença!

NÃO SE PERDE NADA EM TENTAR!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

NOFX - Quinta dos Lombos



Don't Call Me White


Franco Un-American


I never thought about the universe,it made me feel small
Never thought about the problems of this planet at all
Global warming, radio-active sites
Imperialistic wrongs and animal rights! No!

Why think of all the bad things when life is so good?
Why help with an 'am' when there's always a 'could'?
Let the whales worry about the poisons in the sea
Outside of California, it's foreign policy

I don't want changes, I have no reactions
Your dilemmas are my distractions

That's no way to go, Franco Un-American
No way to go, Franco Un-American
No way to go, Franco Un-American
No way to go, Franco, Franco Un-American

I never looked around, never second-guessed
Then I read some Howard Zinn now I'm always depressed
And now I can't sleep from years of apathy
All because I read a little Noam Chomsky

I'm eating vegetation, 'cause of Fast Food Nation
I'm wearing uncomfortable shoes 'cause of globalization
I'm watching Michael Moore expose the awful truth
I'm listening to Public Enemy and Reagan Youth

I see no world peace 'cause of zealous armed forces
I eat no breath-mints 'cause their from de-hoofed horses
Now I can't believe; what an absolute failure
The president's laughing 'cause we voted for Nader

That's no way to go, Franco Un-American
No way to go, Franco Un-American
No way to go, Franco Un-American
Where can we go, Franco Un-American

I want to move north and be a Canadian
Or hang down low with the nice Australians
I don't want to be another 'I-don't-care-ican'
What are we gonna do Franco, Franco Un-American



Não temos fotos nem vídeos deste concerto mas fica a excelente atitude em palco e a péssima acústica do recinto!




SITES:
http://www.fatwreck.com/
http://www.nofx.org/

sábado, 17 de novembro de 2007

GHB

"Aparece em líquido que se confunde com água, em pó ou cápsulas. Consumido por vai oral ou injectável."

Efeitos
"euforia . relaxamento . aumento da confiança . aumento do desejo sexual . tonturas . nauseas . diminuiçao do ritmo cardiaco . dores de cabeça . sonolência . problemas respiratórios . amnésia . perda de consciência . sensação de bem-estar

Em doses mais elevadas
"agitação . alucinações . desorientação . discurso incoerente . dificuldade em focar a visão . perda de coordenação . desmaio, coma ."

Se consumires
" Evita consumir isolado mas fá-lo com pessoas que conheças bem. Toma atenção que a diferença entre uma dose adequada e uma overdose é muito pequena." (adequada?????) "Na ausência do efeito desejado não repitas a dose, pode provocar uma overdose.
Não conduzas - anda a pé ou de transportes públicos.
Não mistures com álcool, heroína ou sedativos, pode causar overdose.
Não partilhes seringas ou outro material para injectar."

Isto é normalmente usado por violadores que colocam nas bebidas, sem a vítima dar por nada, o GHB. Assim que o GHB actua a vítima esquece-se de onde está, quem é(já foi).

Retirado de uma postal do Ministério da Saúde com o slogan "Energia usa (só) a tua!"

Esteróides anabolisantes

"Esteróides são derivados sintéticos da hormona masculina testosterona. Aparecem sob diferentes formas: líquido, adesivos, tabletes, cápsulas, emulsão de óleo. Pode tomar-se por via injectável, por via oral ou dérmica(através da pele)" (limitei-me a copiar).

Efeitos
"Aumento do volume de tecido muscular . Aumento do rendimento físico . Aumento da capacidade de recuperação . Aumento da agressividade."

Consumo continuado
"Queda de cabelo . Acne . Infertilidade e impotência Sexual . Ginecomastia nos Homens e Hipertrofia clitoriana nas mulheres . Problemas de crescimento corporal em jovens em idade em crescimento . Rupturas tendinosas . Hipertensão arterial . Doenças cardiovasculares . Doenças hepáticas . Tumores malignos no fígado e próstata . dependência psíquica e agressividade"

Se consumires
" Não partilhes seringas ou outro material para injectar. Evita utilizares uma associação de substâncias pois desse modo aumentas os riscos. Maior quantidade e maior duração da administração aumentam proporcionalmente os riscos. Se te sentires enjoado, agressivo ou percepcionares algo de estranho, evita consumir e consulta o teu médico. Não compres produtos na net nem em embalagens sem identificação de origem."


Retirado de um postal do Ministério da Saúde com o slogan " Energia usa (só) a tua!"

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Para muito boa gente que ocupa altos e importantes cargos na nossa sociedade fica um conselho:
Mais vale manter a boca fechada, e dar a impressão que se é ignorante, do que abri-la, e confirmar todas as suspeitas.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Este é o nosso mundo

"Neo-nazis e anti-fascistas envolveram-se em confrontos na capital da República Checa. Tudo começou quando extremistas de direita tentaram marchar num bairro judeu de Praga. Pelo menos 80 pessoas foram detidas.
Há registo de seis feridos, incluindo um polícia. As forças policiais confiscaram algumas armas, incluindo machados e latas de gás lacrimogéneo.
Esta marcha neo-nazi pretendia celebrar a chamada «Noite de Cristal», de 1938. Uma noite que ficou marcada pelo terror quando os nazis atacaram sinagogas e casas de judeus, na Alemanha e na Áustria. A marcha neo-nazi de Praga tinha sido proibida.
Cerca de 1 400 polícias foram destacados para as ruas da capital checa. "

No-Pasaran

SKATALITES @ Lisboa




RIVERS OF BABYLON





GUNS OF NAVARONE







Eis uma amostra do que podiam ter ouvido ontem!

Um excelente concerto ontem, dia 11 de Novembro, no armazém F.

SKA SKA SKA !

Foto do Concerto no Armazém F:

Augustus Pablo

Aqui fica a nossa homenagem a Augustus Pablo

domingo, 11 de novembro de 2007

Nunca te deixes apanhar... luta!


Corujas é o que não falta! Seja em grupo seja sozinhas. Cuidado: ela pode estar junto a ti e tu nem a vês ...

Qual o índice de comédia do governo socrates ?


quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Uma contradição

É certo e sabido que nunca se deve dizer nunca (já estou a dizer.. é mais uma contradição, mas avancemos para uma contradição mais interessante), porém pensemos um bocado... Não poderei dizer que nunca se aprende tudo neste vida? Pela tese diria que não, não se podendo dizer nunca, é possível morrer a saber tudo... porém quem é a pessoa que o consegue ? ninguém ! basta não saber que eu lavo os dentes com sensodyne ... Ahah. Mas pronto, não levando tão ao extremo.. na área dos estudos, não há uma pessoa que domine especificamente e ao pormenor mais que uma, duas, três matérias, vá no máximo... pode saber por cultura geral muitas coisas mas nunca atingir o pormenor em todas elas... se sabe tudo de biologia especifica-se em biologia microscópica.. e já não aprofunda biologia marinha .. logo aí não sabe tudo... muito menos economia ou direito.. ou Línguas. MAS .. nunca se deve dizer nunca... Engraçado!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Hoje foram entregues 16.000 assinaturas a Jaime Gama com o intuito de impedir a criação de um Meu Salazar em Santa Comba Dão !